sexta-feira, novembro 25, 2005

Teoria da Conspiração...

Quem me conhece sabe que adoro teorias da conspiração.
Delicio-me com interpretações "mirabolantes" de um qualquer acontecimento.
Há quem viva para desenvolver esse tipo de teorias. Não raras vezes, essas teorias surgem de uma interpretação abusiva consciente. Quem defende uma determinada teoria da conspiração parte quase sempre - e sublinho o quase sempre - com a certeza de um pressuposto que, se não é errado, é abusivamente interpretado. Certo é que, como todos sabemos, uma mentira consciente assumida muitas vezes rapidamente se transforma em verdade a defender por todos os meios.
É o que acontece com Frederico Duarte Carvalho. Não o conheço. Aparentemente é jornalista e é autor do blog de post único O Fim da Democracia. É, no fundo, um resumo de um livro de sua autoria - Eu Sei Que Você Sabe - Manual de Instruções Para Teorias da Conspiração.
Duarte Carvalho desenvolve uma teoria sobre a venda de armas ilegal de Portugal ao Irão nos anos oitenta. Diz ele que Portugal foi ponto fulcral no escândalo Irangate.
Duarte Carvalho não apresenta provas concretas, mas desenvolve uma história bem contada, baseada nas notícias e nos factos da altura.



Será que fala verdade?
Será apenas um entre inúmeros tolinhos?
São questões que também não têm resposta, mas que a história é interessante... disso não haja dúvida!
Para perceberem ainda melhor a forma como Frederico Duarte Carvalho vê o mundo que o rodeia visitem outro blog da sua autoria - Para mim tanto faz.

16 Comments:

Blogger Maria Heli said...

Tb gosto dessas teorias...fazem-nos imaginar!

BOM FIM DE SEMANA

5:55 da tarde  
Blogger ATF said...

Eu conheço-o pessoalmente e garanto-te que temos ali homem

8:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

TEORIA DE CONSPIRAÇÃO:
Torres Ferreira conhece Frederico porque está ligado ao tráfico de armas para o MIC.
Barbed Wire é o responsável pela Propaganda do MIC e daí este post...

10:06 da tarde  
Blogger Fil said...

Será que eles sabem que eu estou aqui...? LOL
Por falar em Teorias da Conspiração, algem que se decida em relação a morte do Kenedy, ou quando se encontra a resposta deixa de ser teroia ... será???

8:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E agora algo serio. A que é talvez a recordação mais viva da minha infância ( a memória tem destas coisas) são as imagens do acidente de camarate a passar na televisão e o ar chocado dos meus pais. Lembro-me, com cinco anos na altura de te-los vistos preocupados e ter percebido que algo estava mal.
Muitos anos depois, muitas teorias destas depois, percebo que algo está realmente mau na nossa pátria. Que os homens que ajudaram a tirar o ditador do poder, foram os mesmos que se borrifaram para as provincias ultramarinas, condenamdo-as a guerra. Foram também esses homens que se quiseram( e querem) perpetuar no poder, mesmo na sombra, para receber o valor da sua contrinuição dita democrática.
Nos cursos de defesa nacional defende-se que as histórias que podem abalar uma nação na sua raiz não devem ser contadas.
Pois eu acho que esta nação está a gangrenar é altura de lhe amputarem uns membros. Sob o risco de ficarmos para sempre presos a ideia de corrupção mafiosa.

12:08 da manhã  
Blogger lp@wonderland said...

Eles andam aí...

1:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu ouvi-o num programa de rádio na Antena 3...acho que era o mesmo. Uma das coisas que ele contou foi sobre o pseudo-avião no 11 de Setembro que foi contra o pentágono (diz-se que o avião foi contra?). O senhor esteve lá e diz que fisicamente é praticamente impossivel um avião ter passado por lá sem deitar postes de electricidade e afins abaixo, logo a teoria é que foi um míssil.
E sim, ele diz que tudo isto começa em não acreditarmos em tudo o que nos é dado...para duvidarmos...e logo vemos que há por todo lado muitas falhas! Ele, jornalista, atribuí realmente muitas dessas falhas aos seus colegas!
E agora fui eu a lançar a bomba ;)

3:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Detesto estas teorias (Tenho que comentar rápido ou eles apanham-me!)

6:40 da tarde  
Blogger Barbed Wire said...

Se o fulano esteve lá no Pentágono ou não... não sei. Uma coisa é certa, o gajo tem a mania das conspirações e tudo o que ele já disse sobre o 11 de Setembro não passa de uma reprodução do discurso de um senhor chamado Oswald Lee Winter, antigo agente da CIA e, pelos vistos, "muuuito ressabiado" com as autoridades norte-americanas. Eu tenho o livro do Lee Winter "Desmantelar a América" e é nesse livro que o Duarte carvalho vai beber as suas teorias sobre o 11 de Setembro... portanto, nada de novo.

8:06 da tarde  
Blogger Barbed Wire said...

hm... o que tu queres, sei eu

8:06 da tarde  
Blogger lp@wonderland said...

Uma canjinha?...

8:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Para se entreterem...http://www.pentagonstrike.co.uk/pentagon_bp.htm#Main

12:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

... mas pelo menos vale pela banda sonora...

12:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

;o)

pois vale, grande músicol!

mas, diga-se de passagem, ver o "pentagon" todo destruído também vale sempre a pena!

10:57 da manhã  
Blogger Fil said...

Mas afinal quem é que actualiza isto??? ;)

6:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostaria só de dizer que o "Barbed Wire", se tinha tantas dúvidas, bem que me podia ter contactado o autor do blogue. Eu, por exemplo, já o fiz. As provas? Estão lá todas... Só não as vê quem, à partida, já vai preparado para não não as ver... Ainda bem que há jornalistas como Frederico Duarte de Carvalho que não se rebaixam a interesses económicos! E corajosos! porque ele, ao contrário daquilo que aqui vejo, não hesita em mostrar provas e a cara!

6:04 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home