sábado, novembro 12, 2005

Avenida dos Aliados II

Retomo aqui a questão "Avenida dos Aliados" amplamente debatida neste blog no mês de Abril... Recupero a temática, precisamente no dia em que o assunto é (já foi) alvo de uma reunião pública em jeito de manifestação na Praça da Liberdade.
A minha opinião é conhecida e partilhada por muitos camaradas blogosféricos: a requalificação da Avenida dos Aliados é uma aberração... um crime!



A questão que deve ser levantada agora é a atitude do presidente da cãmara.
Todos se recordam da polémica do Plano de Pormenor das Antas, projecto contra o qual Rui Rio se insurgiu pelo facto de não ter havido discussão pública. E agora? E com a Avenida dos Aliados não há discussão pública porquê?
Assim se vê a coerencia do sr. presidente da cãmara... coerencia ao sabor das vontades!
É caso para dizer: Rui Rio... vai prá puta que te pariu!

17 Comments:

Blogger Fil said...

Não vou aqui discutir o meu ponto de vista, mas apenas tentar mostrar outro ponto de vista. Principalmente a ambientalistas, que deitam ticas para o chão e que percebem (alguns), tanto de gestão do ambiente. como eu de Física quântica.
Vêm esses senhores falar que o granito poluí, pois fiquem os clórofilas a saber que 50% do CO2, que é imitido para a atmosfera provem de edifícios, com isto quero dizer:
_Se têm que lutar por algo, arranjem um motivo com pés e cabeça.
Aí de cartaz na mão, gritem para as novas arquitecturas que devem investir na auto-sustentabilidade do edifícado, onde reduções energéticas, materiais reciclados e recicláveis estão a ser postos em prática. Aí sim, estão a ser amigos do ambiente e deixem o granito em paz, não só este material é coerente com o Porto em geral, mas como toda a região norte é rica em granito, vem:
_Do ponto de vista economico, é mais barato, como provem da região os transportes gastam menos em gazoza e como o percurso é menor, consequêtemente a emisão de nitratos e afins provenientes dos escapes tambem é menor.
Hoje em dia e basta estar atento ao nosso quatidiano, o pópó, está em todo o lugar e é usado para tudo.
Ao resolver a questão do escoamento do trânsito nos Aliádos é um fafor para a sociedade e para a atmosfera.
Sociedade, porque quanto menos tempo estamos no trânsito mais felizes sonos e para o ambiente porque, quanto menos engarrafamentoa e filas tivermos ... menos CO2 emitimos.
Quanto á sarvaguarda dos peões, essa está bem garantida e não me venham esses senhores dizer que o people curte largo passear-se nos Aliádos. È mentira. Essa gente devia saber que somos um povo de movimento e que em Portugal, o espáço público á anos que atravessa uma crise gravissima, não por não existir, mas porque não o fruímos como so francêses ou os italianos.
Os Aliádos porque toda a gente os vê são uma agresão ambiental, mas a destruição de écosistemas como vai acontecer em Aldoar, tambem no Porto, como já não se vê já não tem direito a manif e a jornais ...
Quando se luta por algo, a luta deve ser coêrente e total, para ter força e angariar melitantes, caso contrário não tem fundamento nem razão de existir.
Quanto ao sobre aquecimento provocado pelo granito ... lamento, mas é falso. Todos os materiais naturais ou não armazenam calor, que posteriormente é libertado, antes de se manifestarem assistam, por exemplo, a uma conferência de materias de revestimento e depois falamos ...
Mas já agora o problema do granito está a ser mal representado, a questão não esta no calor que liberta, mas sim nas radiações que pode libertar e aí sim estamos a falar a linguagem dos verdes.
Quanto á estátua ... vou perguntar o porquê ao Siza e depois digo-te, lol, porque até agora ainda não percebi.
Parece que me passei, desculpa o tamanho do comentário ...

8:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bem, eu acho que não dava o prazer ao RR de o tratar por "tu"! por isso diria-lhe somente:
"Rui Rio... vá prá puta que o pariu!"

eu ouvi falar do projecto e acho-o sombrio e assombroso. este cagalhão quer discutir umas coisas mas outras já não quer... muito coerente, o ditadorzeco...

9:20 da tarde  
Blogger Barbed Wire said...

Fil, alguns desses pormenores eu não sabia, mas deixa-me aqui sublinhar que eu não estou do lado dos ambientalistas esses eco-chatos!
A minha revolta neste caso prende-se por um lado com questões políticas - a falta de coerencia e o comportamento indecoroso do Rui Rio - e por outro com uma questão de gosto. O projecto tal e qual como está concebido é, na minha opinião, horrível. Para mim vai tornar o centro da cidade um local inóspito. Há ainda mais uma razão... não sendo eu conservador julgo que a história merece respeito.

9:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que ficava bem nos Aliados, seria uma réplica da Senhora da Saúde.

10:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E uma réplica dos cornos do Minotauro ficavam bem na tua cabeça

10:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O último comentário é para o anónimo anterior, entenda-se

10:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostos n se discutem! O q a mim me parece é q é mto fácil dizer mal, e o verdadeiro "portuga" tem sempre q dizer mal, mesmo quando n sabe do que está a falar! ...E dpois temos o país q temos...

Em 1º lugar os arquiectos Siza Vieira e Souto Moura são os 2 melhores arquitectos portugueses, dos melhores do mundo e nasceram e vivem no Porto, por isso a escolha de Rui Rio e do Metro do Porto para a realização deste projecto de requalificação da Avenida dos Aliados n podia ser + acertada.
Em 2º lugar este projecto surge porque a reconstrução da Avenida como ela era anteriormente é inviável, já q a largura da placa central e a espessura dos canteiros tiveram de ser diminuídos, o q torna impossível recuperar a escala do jardim. Se não se fizesse uma requalificação de toda a Avenida teriamos um conjunto de "remendos", deixariamos de ter jardim p ter apenas "canteirinhos" e isto sim seria uma aberração! Este nova requalificação pressupõe uma reformulação dos elementos vegetais que consiste essencialmente em aumentar o número de árvores da Avenida e libertar o solo de canteiros, d modo a poder ser percorrido. O projecto propõe ainda o redesenho do mobiliário urbano e da iluminação publica onde serão reutilizados os antigos e em parte existentes candeeiros, que serão recuperados e optimizados em termos de intensidade de luz, p q a Avenida possa ser também vivida à noite. E no remate da placa central confrontando c a plataforma em calcário e basalto em q assenta a estátua de Almeida Garret, do Arquitecto Fernando Távora, será construída uma fonte rodeada de bancos, cadeiras e 6 alinhamentos d árvores. A Avenida dos Aliados, a cidade do Porto e os portuenses n têm nada a perder com este projecto, pelo contrário, será uma Avenida mais humanizada e mais bonita. Para quem n acredita, é só uma questão de tempo!

Ah... e Viva o Rui Rio, é de Homens como ele q Portugal precisa.

PT (arquitecta)

11:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu odeio ditadores com interesses pessoais por isso acho que o dr RR ficava bem num alçapão que eu conheço!

JS(carrasco)

2:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Em 1º lugar os arquiectos Siza Vieira e Souto Moura são os 2 melhores arquitectos portugueses, dos melhores do mundo e nasceram e vivem no Porto, por isso a escolha de Rui Rio e do Metro do Porto para a realização deste projecto de requalificação da Avenida dos Aliados n podia ser + acertada."

Não me parece que isso seja razão para fechar os olhos e aceitar tudo de muito boa vontade. O Siza e o Souto Moura não são deuses. Há que ter em conta que também fazem borradas e esta é sem qualquer duvida uma delas. Mas o problema não é deles...eles podem apresentar projectos de tudo e de mais alguma coisa.. o problema é que o sr RR aceita e pensa exactamente isso : "Eles são tão bons, tão bons...que por muito que façam, não vai haver ninguém com a lata de me dizer que isto vai ser mau! É um tiro certeiro!"
E também eu digo :
"Rui Rio... vá prá puta que o pariu!"

3:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ao contrário do que diz PT(arquitecta), o facto dos arquitectos Siza Moura e Souto Vieira (é mais ou menos assim...) serem conceituadíssimos, não faz com que as pessoas estejam impedidas de criticar os seus projectos.

Por acaso, do que conheço dste, parece-me um excelente projecto. E num ponto a argumentação de PT(arquitecta) é irrefutavel:

a reconstrução da Avenida como ela era anteriormente é inviável, já q a largura da placa central e a espessura dos canteiros tiveram de ser diminuídos, o q torna impossível recuperar a escala do jardim. Se não se fizesse uma requalificação de toda a Avenida teriamos um conjunto de "remendos", deixariamos de ter jardim p ter apenas "canteirinhos" e isto sim seria uma aberração!

Só que, carríssima PT(arquitecta), seja lá você quem for, quando se instala arame farpado na mente não há evidência que seja bem aceite. E o amigo Barbed Wire é um obstinado na questão dos Aliados. è o seu fetiche.

4:54 da tarde  
Blogger Barbed Wire said...

Ai eu é que sou obstinado!!!!!

6:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não acredito que estes arquitectos,(que quer gostem ou não, são muito bons e já não precisam dar provas do seu valor a ninguém), tenham concebido este projecto sem ser muito bem pensado. Por trás de todos os projectos tem que haver um trabalho de investigação, e os materiais não são escolhidos à toa. Além da parte estética que é muito importante, entra a funcionalidade, o que não acontece com a calçada portuguesa por exemplo, não tenho nada contra ela a nivel histórico e estético, mas pessoalmente penso que não se adequa ao nosso clima, é muito escorregadia quando chove por exemplo.
A imagem que eu tenho da Avenida é que não passa de um lugar de passagem e mais parece uma "central de camionagem" o que a torna ainda mais feia. É sem duvida necessário humanizar aquele espaço. Eu não tenho vontade nenhuma quando lá passo de me sentar para apreciar aquilo. Os edificios não são favorecidos com aquela poluição visual. À noite só tem vida quando o FCP ganha titulos.
Um mau elemento arquitectónico afasta as pessoas, acredito que o novo espaço vai atrair tanto os que vivem e trabalham na cidade, como os que a visitam nem que seja por ter sido concebido por estes arquitectos (o que não serve de justificação).
Há que ter mente aberta, e ver o lado prático das mudanças quando são feitas a pensar também nas pessoas. Há que correr "riscos", porque bem vistas as coisas a Av. não foi sempre assim. A História tb vive disto.
Posso estar errada mas esta é a minha opinião, e quero dar o meu voto de confiança a estes Srs dos quais tenho admiração pelas suas obras.

Já agora, o RR que vá para onde quiser quero lá saber, desde que não comece a escrever aqui e se torne tb um obstinado...obsecado...ougado...

6:39 da tarde  
Blogger Barbed Wire said...

Candy,
Isto é uma questão de gosto. Eu não gosto do projecto,acho aquilo feio!
Uma coisa é certa - Não se dinamiza espaços apenas com simples "lavagens de cara" ou com uma "operação plástica".
Aquilo pode ficar muito diferente, mas se os cafés continuarem a fechar às nove da noite, se não restaurarem os edifícios, se não se criar ali um verdaeiro polo de atracção por mais obras que se façam aquilo vai continuar "morto".
E nisso não pensa o RR!

7:04 da tarde  
Blogger mfc said...

Uma praça lindíssima e vão estragá-la toda!
O projecto é um escarro...

11:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As pessoas que integram o movimento de Defesa da Avenida dos Aliados não se reduzem a ambientalistas ( e muito menos a este conceito de ambientalistas veiculado pelo primeiro comentador). Por favor consultem o blogue Aliados. Para além da descaracterização e destrruição patrimonial (façam praças contemporâneas onde não exista nada!) que o projecto implica há todo o aspecto de ilegalidade e de autocracia.
mdlr

10:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Que o Presidente da Cãmara vá para a puta que o pariu, não tenho nada a opor. Agora o Presidente da Câmara deve ficar onde está, que está muito bem.

12:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quantas e quantas vezes passei pelos aliados desde o final da minha adolescente, mas principalmente numa altura em que saia do pasquim e ia para a segunda casa, lá para os lados de martires da liberdade.
Muitas vezes fumei um cigarro sentado ao lado do garret enquanto desconprimia de mais uma dia de trabalho. E sempre me passei com aquela avenida neo-gótica que sei que não encontraria noutro lugar. A avenida dos aliados é um lugar mais escuro do que parece a primeira vista. Basta ver a camara municipal (1957) que podia perfeitamente ser construida noutro estilo e foi assim feita para não destoar do resto da avenida.
O que se propõe agora é dar-lhe alguma identidade, não aquele arranjo floral que lá estava e que ninguém usufruia. A avenida é escura, e deve ser estetica. E nenhuma razão mais devia chegar do que olhar para os edificios dos aliados e prceber que a solução proposta e muito mais bonita. E se reprovarem o look proposto, mais vale avançarem com os azulejos nas fachadas...

2:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home