quinta-feira, novembro 10, 2005

Muitos levam os blogues (demasiado) a sério

Sou um recém nascido para este mundo da blogosfera. Enquanto "blogger" (não sei se esta será a expressão correcta para definir um gajo que tem um blog) existo apenas desde Março de 2005.



Oito meses é contudo tempo suficiente para nos apercebermos de determinadas situações em torno dos blogues. Um blog, na sua origem, é um espaço de reflexão sobre um qualquer assunto, aberto, ou não, ao debate. Desde há oito meses que as conversas com amigos de longa data passaram, invariavelmente, a abordar as temáticas expostas nos ditos blogues e consequentes comentários.
A falta de inspiração, a falta de pachorra ou a simples vontade de abordar um determinado tema de uma forma diferente (mais irónica, mais cómica, mais provocadora) não se traduzem necessariamente na verdadeira opinião de quem "posta" ou comenta. Certo é que, não raras vezes, é esse tipo de textos que mais reacções suscita. Tal facto leva-me a crêr que há quem leve os blogues demasiado a sério.

- Será porque as pessoas não têm sentido de humor?
- Será porque acreditam em tudo o que surge?
- Será porque tentam através da blogosfera "criar" uma nova personalidade?
- Será porque tentam esconder a sua própria personalidade?
- Será porque encontram na blogosfera um local de absurda competição intelectual?
- Será porque só à distância têm coragem de dizer a outro o que poderiam dizer cara a cara?
- Será porque esta merda é um chat sofisticado?

Serão perguntas que aguardam respostas?

8 Comments:

Blogger salomé said...

A minha opinião, e que já partilhei noutras situações, é que os blogs não incluem uma componente muito importante para a correcta descodificação da mensagem: a comunicação não verbal. Isso aliado ao facto de não conhecermos a pessoa pode levantar um enorme mal entendido. Tu, certamente, quando lês algum dos posts dos teus amigos, associas-lhes os seus gestos, o seu tom de voz, e um inúmero conjunto de informações acerca deles próprios que até já se tornaram "inconscientes" por serem "dados adquiridos" para ti.

Por isso, quando leio agora comentários (que em outras ocasiões me poderiam chatear) já não levo a mal; porque vou conhecendo as pessoas e lhes associo um sentido de humor que antes não podia. Daí a enorme vantagem de usar aqueles smiles estúpidos mas que são nossos únicos aliados nesta inexistência do não verbal.

Quanto à personalidade, há questões que não se escondem. Há padrões. Há coisas que se evidenciam de tal forma que não há como mentir. Mas uma coisa é certa, e por mim falo, escrevo de uma forma diferente daquela que falo e isso, quer queiramos quer não, influencia a forma como nos vêm. Só não acho que exista alguém que venha para os blogs mentir, ser uma pessoa que não é. Mas mesmo que assim seja, desde que faça a pessoa sentir-se bem, não tenho nada contra.

Se é uma competição intelectual? Às vezes parece. Quanto a mim, infelizmente, não posso falar de livros, por exemplo (não que isso esteja relacionado directamente com a intelectualidade) com qualquer pessoa. Uso o blog para discutir com pessoas que possam partilhar os mesmos interesses.

Já aprendi tanta coisa com os blogs... tanta!

Quanto à "mascara" que os blogs são, já falei algures que às vezes são um escudo para se dizer o que se pensa e não se tem coragem. Já cedi a essa fraqueza em algumas situações, confesso; mas, pelo menos, ficou dito. E ajudou. Por isso, até que ponto pode ser assim tão mau (desde que não ultrapasse determinados limites, como é óbvio!)?

E sim, acho mesmo que isto é um chat sofisticado. E ainda bem, honestamente! Isto é muito lamechas, eu sei, mas há bloggers que são importantes para mim,não só como a salomé do mein kampf mas como a salomé fora da vida virtual; são companhia; são, muitas vezes, aquilo que queremos pensar que elas são; e porque não termos um mundo só nosso, com pessoas que escolhemos?...

DESCULPA A EXTENÇÃO DO COMENTÁRIO!!!

1:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para além do facto de eu concordar com este post, há algo que convém notar: Tudo que à escrita diz respeito convoca a responsabilidade do seu autor, de uma forma mais agravada por se tratar de escrita publicada e acessível a todos. Salvaguardada esta questão, concordo com o que aqui foi escrito.

8:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

não, não é! blogger é um tipo que tem um blog do google, o blogspot.com!!

não percebi o que querias dizer com este poust, um dia peço-te para me explicares "como se eu fosse muito burro"!

10:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Dá-lhes forte!
645 forte!
pim!

12:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não sei bem responder-te, mas sei que, de uma forma geral, as pessoas levam-se demasiado a sério.

3:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E tu? Escondes-te atras de um barbed wire?
Já tivemos esta conversa, não? Se não foi contigo foi com outros amigos.
Prefiro comunicar ao vivo e a cores, apesar de ter escolhido o meio digital para trabalhar. E levo as pessoas muito a sério porque adoro-vos, pessoas! Pronto, agora brinquem...

Ah, e o que a Salomé disse é tão verdade: "quando lês algum dos posts dos teus amigos, associas-lhes os seus gestos, o seu tom de voz, e um inúmero conjunto de informações acerca deles próprios que até já se tornaram "inconscientes" por serem "dados adquiridos" para ti".
Penso ser por isso um vício ler os blogues das pessoas que conheço.
A questão da personalidade é interessante: tens um nick, um avatar, uma série de smilies, podes escrever o que quiseres, mas por muitas voltas que dês, aquilo que escreves neste meio acaba por ser um bocadinho de ti, porque vem de ti. E as pessoas que te conhecem bem de certo reconhecem-te aqui. Para quem não te conhece, olha, és mais um "bloguista?!". Mas acho que é muito melhor conhecer-vos e depois chegar aqui e ler aquilo que vocês têm para contar.

marta

3:59 da tarde  
Blogger Fil said...

O meu blog ainda gatinha, nascido em Agosto tem sido alvo de disparates perfeitamente escusados« poustados,» por moi.
É uma cavaqueira e tirando um ou outro pouste, poucos são sérios, hoje por exemplo foi sobre torradas …
Dados os temas, não posso competir intelectualmente com ninguém, duvido que haja um ser que queira discutir torradas, conjuntivites … por aí fora.
Mas ao ler alguns commentes e poustes, é inevitável não sentir que á criaturas que levam, esta coisa, demasiado á séria e a sério …
Não sei se é falta de sentido de humor, ou uma nova personalidade que surge nas trevas da escrita sem rosto. Mas seja o que for, para mim, um blog não passa disso mesmo, de um blog.

8:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Boas!
Talvez por ser uma novata neste meio, acho interessante que toques nesta questão. E por quê? Porque eu própria tenho tentado entender que tipo de "universo" é este, e nessa procura, algumas das questões que aqui colocas, surgiram.

Para entenderes melhor, para mim blogs, bloguistas e afins eram termos totalmente desconhecidos até cerca de semana e meia atrás.
A informática nunca me interessou grandemente. Chats e foruns então, são quase todos de se lhes fugir!!
Como dei eu com esta teia então?
Por puro e mero acaso!
Andava eu em busca de informações sobre determinada raça de cães e bang...caí de pára-quedas ali no blog do everything.
Comecei a ler, comecei a interessar-me, comecei a enervar-me com certos comentários, e dei por ela a pensar que tinha que acrescentar algo ao que até ali se tinha escrito.
E dali, levada não só pelo interesse como também pela curiosidade, parti para outras questões, outros blogs, outros mundos...
Volvidos alguns dias perguntei-me, afinal o que é isto?
Para mim os blogs são como um jogo de Role Playing, não com um mas uma infinidade de Game Masters!!

(Mal consiga acabar a sessão de corte e costura ao resto do meu comentário, envio. Está muito longo!! Logo, logo retomo raciocínio).

3:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home