quinta-feira, abril 21, 2005

Avenida dos Aliados

Não costumo alinhar nas opiniões dos "eco-chatos"(ambientalistas), cuja habitual flatulência cerebral merece, quase sempre, o meu desprezo.
Desta vez, no entanto, concordo com a posição da Campo Aberto, uma Organização Não-Governamental de Ambiente, sobre o projecto de "requalificação" da Avenida dos Aliados, assumida na edição de hoje do diário Público. No artigo "A nova Avenida dos Aliados - um presente envenenado" a dita organização apresenta sete argumentos contra o projecto de remodelação dos Aliados dos quais sublinho os seguintes:

- o uso exagerado do granito, agravado pela ausência de arborização na placa central da Praça da Liberdade, que irá conferir um ar soturno a todo o conjunto e potenciar situações de desconforto térmico em dias de calor (já notório noutros locais da cidade sujeitos a tratamento semelhante).

- a supressão, como já aconteceu na Praça da Batalha, da calçada portuguesa, que, além de embelezar o pavimento e ser uma marca da nossa fisionomia urbana que importa preservar, é no presente caso especialmente valiosa, exbindo um conjunto de raros e expressivos desenhos alusivos à produção do vinho do Porto.

- as facilidades concedidas ao automóvel, com a manutenção de três vias de rodagem em cada sentido e dos atravessamentos na placa central, o que é uma atitude incompreensível face ao passado investimento na rede de metro e torna o centro da avenida, que se quer um passeio público animado de vida, numa ilha rodeada de trânsito intenso.

- o bizarro capricho de rodar 180 graus a estátua equestre de D. Pedro, obrigando-o a dar as costas, 170 anos depois, ao inimigo que tão garbosamente enfrentou durante o histórico cerco do Porto.




Resta acrescentar que nem só de Sizas e Soutos Mouras vive o país...

39 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nem só de Sizas e Soutos Mouras vive o país? Graças a dEUS!!! Lá calhou não lhes passarem a eles o projecto... não tenho dúvidas que fariam igual ou pior!!! Os gajos querem é riscar... deixar marca!!! Haverá alguma zona requalificada na baixa do Porto que tenha ficado melhor do que era? Estes tipos não me merecem respeito!!!

11:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

p q os p! mais um projecto audacioso do vira-rios, mais um sonho de infancia (infâmia) realizado. ainda bem que agora há a alameda do dragão! mas que é uma pena não aproveitar a oportunidade de mexer da avenida dos aliados para deixar algo de jeito, isso é! no verão a dita já era quente como tudo(e de noite, com a quantidade de júlios e afins), quero ver quando esta maravilhosa estiver concluida. Até à próxima, avenida dos aliados!

11:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

afinal...vcs conhecem o projecto, ou estão para aqui a brincar ás obras? qual calçada portuguesa qual carago!!! horrivel.
faz mas é os teus programitas de rádio. a engenharia e a arquitectura não é para todos. certamente os dois melhores arquitectos portuguesess.

12:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

estamos para aqui a brincar às obras!

12:28 da tarde  
Blogger Barbed Wire said...

Sizas e Soutos são outros...
Estou farto...
E o Rio, enfim, apanhou intelectualoides ao lado dele (claro vão mamar) e anda aí todo contentito... Que corja!

1:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh souto siza... Por acaso conheces o Manuel Salgado?
Prémios, distinções e mediatismo não são sinónimo de melhor qualidade. De resto, acho que se justificam as críticas ao projecto.

2:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É um projecto do vira-rios só para estragar a festa do fcp. É um fdp!

2:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

qual festa?

2:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

já acabou o campeonato?

2:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já vi o projecto e estou agora em condições de dizer que, enquanto cidadão do Porto, acho-o bastante prejudicial. Não me admirava que tivesse sido feito por pessoas que não conhecem a cidade, mas realmente as coisas ficam mais incompreensíveis quando se trata de dois arquitectos da cidade.
Mas sublinho "incompreensível", porque acho que a teoria da conspiração tem limites.

4:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Comentando o post (não comento os comments, alguns deles de muito baixo nível e/ou completamente ocos)

1 - o projecto em questão é de grande valia e a sua execução consituirá um ganho para a cidade. Para lá de quem o assina.

2 - dizer que o granito confere um ar soturno só pode vir de quem não ama o Porto. E a luz do Porto. A luz do Porto é essa. Camilo gostava dela. Eu também gosto. Provavelmente há muitos olhos que vêm, como o dos eco-chatos, que vêm tudo soturno, toldado. Mas isso é da ganza.

3 - "desconforto térmico". Isso deve ser coisa de mulher. Na menopausa. Ou de bichona. Ninguém sério e no gozo de todas as capacidades mentais e físicas pode recorrer a essa expressão.

4 - "vai ser retirada a calçada portuguesa, marca tão portuguesa". O que não falta por aí são marcas "tão portuguesas". Boas e más também. O Benfica é uma marca portuguesa e os Delfins também são uma marca da música portuguesa.
A calçada vai ser retirada porque se vai fazer melhor. Mas continuará a existir outros pontos da cidade e podem criar-se novos espaços com esse tipo de pavimento.

5 - "facilidades concedidas ao automovel". Mandam os eco-chatos e o politicamente correcto que se diabolize o automovel.
Eu sou a favor do automovel: é um factor de progresso, um ganho de civilização, um instrumento de aproximação entre as pessoas, entre os povos.

6 - este post insere-se na onda dos eco-chatos e na onda do anti-Rio. Se o homem faz, é porque faz. Se não faz, é porque não faz. Se chama o Souto e o Siza, devia chamar o Salgado e o Taveira... Se fossem estes, áqui d'el-Rei...

RPS

5:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

EHEHE...xa lá...eles estão mais numa de pró pinto da costa (ou chamem-lhe o que quiserem pq eu já ouvi outro tipo de nomes mais acertados) que numa de eco-chatos e anti-rios...
futebolices de quem nem sequer vive na cidade, nem tao pouco a conhece.

5:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pois é, Lostintranslation...
Eu quase me atrevo a dizer que este blog é de gajos de Pedroso. Talvez mesmo dos Carvalhos.
Já não lhes bastava serem de Pedroso, ainda são também dos Carvalhos, o pior de Pedroso...

5:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

qto ao salgado ser um bom arquitecto não tenho dúvida alguma. Muito embora aquele de que falas, ser uma cópia de um já existente.
quanto ao campeonato nao ter acabado. de facto nao acabou, mas que está muita gente ansiosa que acabe, disso nao tenho duvidas.

6:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que RPS gosta da mesma luz de que Camilo gostava. Pena é que não goste da mesma língua, ou saberia que Vêem , de Ver, se escreve com dois E.
Demasiado "nível" para muita falta de ortografia...

6:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ohh!
parabens filosofo!
(desculpa esqueci-me dos acentos)

6:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

oh RPS anónimo, desculpa lá, mas vai para a REAL PUTA QUE TE PARIU com o CARALHO dos argumentos de MERDA que usas. e posso dizer que para quem não ia comentar comentários ocos o teu se revelou uma boa BOSTA! vai, vai lá para o teu bairro do cerco natal, vai!!!

7:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Aristóteles:
muito respeito pelo seu pensamento e tal, sim senhor, mas não me venha com fitas. Não me venha com fitas que eu conheço os clássicos... Tá bom?...
Já ouviu falar de gralhas tipográficas?
Se não gostou, queixe-se à dra. Edite Estrela. E deixe-se dessas parrésias. Ficam mal a um vetusto pensador como você.
RPS

post scriptum: RPS anónimo?... Não deve ser para mim. Nem imagino de onde possa vir. Só se for da alcova da Marisa Cruz ou mesmo do balneário do Bessa.

8:14 da manhã  
Blogger Barbed Wire said...

Oh RPS...
Falas do Porto quando nasceste em Gaia e citas Camilo que nasceu em Lisboa. Que autoridade!
Tal como Garrett,eu nasci no Porto e fui criado em Gaia. Contudo não faço citações balofas porque o João Leitão foi morrer a Lisboa...
Fuma ganza que isso passa...

9:17 da manhã  
Blogger Barbed Wire said...

Para o Lostintranslation (é só para chegar aos 20 comments):
Não sei que cidade conheces... Recordo-te a frase chave: ROTUNDAS NÂO SÃO CIDADES!

9:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Barbed Wire...
Percebo agora o nome. É só barbed wire nessa cabeça.
Não ama o Porto só quem nasce no Porto. O Porto abre-se ao amor de toda a gente.
De qualuer forma, conheces mal a minha biografia. Não nasci em Gaia.
Nasci em Miragaia (Hosp. Sto. António).
Nasci em Miragaia, fui registado em Cedofeira, moro na Foz do Douro e trabalho em Santo Ildefonso.
RPS

10:16 da manhã  
Blogger Barbed Wire said...

Caro RPS:
Perdão pelo lapso. Contudo noto que, mal nasceste, já estavas a mirar Gaia.
A referência ao local de nascença deve-se somente ao facto de teres citado Camilo a quem (tal como qualquer lisboeta)não reconheço legitimidade para falar da cidade do Porto.
Por outro lado reparo que, agora, utilizas expressões "cor-de-rosa" como "ama" ou "abre-se ao amor"... expressões típicas de qualquer bichona eco-chata! Primeiro entras a matar e agora vens de mansinho? Deves estar perdido nos amores de Camilo. "Romanesco" de mais para a minha paciência...
Insisto: Fuma ganza que isso passa!

10:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

RPS,
1. Acho que ir buscar a luz que Camilo via no Porto, é ir por um caminho dúbio. Será que era a luz que ele viu da janela da Relação, aos quadradinhos? E desde quando é que os berdadeiros tripeiros gostam (ou melhor, "amam") a luz?
2. Pronto, levem lá os Delfins e o Benfica e deixem a calçada. Vai fazer-se melhor? De certeza?
3. Claro, o argumento do progresso!!! Um argumento tão (mal) utilizado quanto o da preservação das tradições e valores? Encher a cidade de carros é progresso?
4. Rio! Rio de ouvir esse nome. É incrível, esse senhor, mas se é teu amigo, se é bom economista, se joga bem à sueca (ou bridge) é lá com os amigos dele.
5. O ar do granito é menos soturno do que as mentes dos portuenses que votaram RIO, por não perdoarem que o capachinho fosse para a Capital, para ganhar o dele. Aliás, como fazem muitos tripeiros (esses que acabam por ser os piores mouros).
6. Pedroso??? Que terra é essa de nome soturno, cheiro a estrume e mosteiro altaneiro com tasca ao lado?
7. Nasci na Sé, Estudei em Cedofeita, trabalho em Gaia e moro em minha casa. Posso falar mal do Rio?

11:10 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eu gostei dos comentários do rps sobre a av. dos aliados. sinceramente. nao vou estar a perder o meu tempo a dizer onde nasci nem onde vivi. mas sou sinceramente um admirador do rui rio.posso argumentar, mas estou um bocado preguiçoso para o fazer. chamem-me o que quiserem por gostar dele como presidente da camara da minha cidae ( e nao da minha rotunda, deixa lá esses argumentos piadéticos ó fora!). toda a gente sabe quais as minhas orientaçoes politicas. apenas a alcova da marisa cruz e o balneário do bessa é que me passou um bocado ao lado. Foi a propósito de quê?

12:40 da tarde  
Blogger Barbed Wire said...

Para o lostintranslation:
Eu disse que era só para chegar aos 20 comments. Não sei porque ficas tão melindrado.
Agora juntem-se os dois, mais o Rui Rio,na Avenida dos Aliados, vociferando expressões cor-de-rosa sobre a cidade do Porto!

1:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

isso de ajuntamentos na avenida dos aliados não é comigo, pois não...?

1:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ajuntamentos nos Aliados é mais connosco hehehe... Felizmente

2:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é o chamado, "bordel dos aliados"
:-)

3:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não se aprende nada em Pedroso. Muito menos nos Carvalhos, terra que anseia ser sede de um concelho a criar, partindo da anexação de território do belo concelho de Vila Nova de Gaia. Até existe o "Jornal dos Carvalhos" como instrumento dessa ambição de cariz hitleriano...
Não se aprende nada neste blogue. No universo BLOGSPOT.COM continuarei a frequentar espaços arejados como "questão-dos-universais", "preguicas" e "coisasquesonhamos".

3:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ora, por falar em espaços arejados faz uma visitinha a este blog http://vamosfugir.blogs.sapo.pt/ ,e dá uma vista de olhos ao post da selecção.
;-o

3:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

por falar em espaços de liberdade, passa em http://brolque.blogs.sapo.pt/

7:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E que tal uma visitinha ao caralho_que_vos_foda.blogspot.com

5:31 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bla bla bla...Sois tão pequeninos! Porque é que não passam a andar de carroça? Velhos do Restelo!

12:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

já arejaste esse cu?

11:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Já! Da última vez que baixei as calças para o beijares.

11:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ah! muito bem...gostas de dar luta!

vou só relembrar algumas coisas que por aqui disseste:

"Comentando o post (não comento os comments, alguns deles de muito baixo nível e/ou completamente ocos)"

"Não se aprende nada neste blogue. No universo BLOGSPOT.COM continuarei a frequentar espaços arejados como "questão-dos-universais", "preguicas" e "coisasquesonhamos".

"Bla bla bla...Sois tão pequeninos! Porque é que não passam a andar de carroça? Velhos do Restelo!"

és um rapazinho coerente.

já agora, qual é o lubrificante que usas? Não precisas. se fosse a ti comprava um anti-derrapante.

11:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Oh geniozinho, onde diz choose an identity qualquer um pode ser o "anonymous". Estás a dar na pessoa errada! Termino aqui esta idiotice, pois é muita testosterona para mim. De facto o vosso mundo gira à volta do futebol e pouco mais. Adios

2:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hoje recebi esta frase, que me parece adequada á temática, e para não fugir à conversa de treta:

Os homens são como os pavimentos:
Se os montarmos bem... podemos pisá-los durante 30 anos!

2:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Dasss...
Estive eu quietinho e o pau a correr solto por aqui!!!

7:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home