sexta-feira, novembro 28, 2008

Sick Fuzz



Circulavam a alta velocidade, cada vez mais rápido, em sentidos opostos, na mesma via, na mesma faixa... ruidosamente!

O inevitável choque deu-se algures em Glasgow. O embate originou partículas intermináveis de fuzz e reverb. A poeira sónica espalha-se rapidamente.

Um dia haveria de ser... The Jesus and Mary Chain e My Bloody Valentine embateram violentamente. O momento fica registado como Ursula Minor.

O Mito em Cena



quinta-feira, novembro 27, 2008

Cool Jet Set


Uma amálgama de tudo o que é verdadeiramente bom no denominado indie rock, se é que é plausível falar neste género musical. Esta é a definição que os próprios International Jetsetters aceitam para o seu trabalho já convertido na edição de um EP, "Heart is Black".

Baseados em Oxford, os International Jetsetters resultam da vontade de Mark Crozer e Laurence Colbert (actuais elementos dos The Jesus and Mary Chain) de expressar publicamente as suas ideias.

Do fuzz narcótico dos Spacemen 3 às seguras e movimentadas construções dos The Wedding Present, os IJ estão a meio do corredor que une o dream pop ao dark. O registo vocal etéreo de Fi McCfall, que partilha a tarefa com Crozer, confere superior suavidade aos temas.

O EP de estreia, "Heart is Black" é um digno primeiro registo, apesar de, aparentemente em alguns temas, a produção não ter acautelado o excessivo volume dos pratos da bateria...

Blind

O single de estreia dos The Brothers Movement sai amanhã, mas o vídeo de "Blind" já está disponível.

quarta-feira, novembro 26, 2008

The Tamborines - O Brasil não é só samba



Arranje um trio. Misture The Byrds e Velvet Underground dos anos 60. Deixe de lado os anos 70. Acrescente as melodias e vozes dos Ride, a poeira sónica dos My Bloody Valentine e a arrogância dos Jesus and Mary Chain da década de 80. Tempere com uns grãos de rock dos anos 90. Mexa bem e sirva em estilo simples acompanhado com a beleza melódica dos Belle and Sebastien, a qualidade e rebeldia dos Black Rebel Motorcycle Club e um pouco, muito pouco... quase nada... de "tropicália" brasileira.

Esta é a receita dos surpreendentes The Tamborines. Surpreendentes pela sua origem (pelo menos para o comum ouvido europeu). Surpreendentes pela beleza e simplicidade melódica ainda assim inflamada pela distorção da guitarra.

Ouçam "Sally O' Gannon" ou "Come Together", por exemplo, e apreciem um trio já com dois singles sob o selo "Planting Seeds" que confirma que o Brasil vai mais além do que Samba, Forró ou Metal absurdo.

Para ouvir no myspace

terça-feira, novembro 25, 2008

The Brothers Movement - The Next Big Thing!






A busca pela originalidade traduz-se, não raras vezes, numa sonoridade difusa, demasiado complexa, logo pouco atractiva. Nesse quadro, muitos projectos surgem condenados ao desprezo e ao fracasso.

Os The Brothers Movement não cairam nesse erro. Proveniente de Dublin, capital da Irlanda, a banda soube aproveitar o que de melhor a sua terra natal tem para oferecer neste domínio. A melancolia associada a belas melodias, a simplicidade, a sede incansável pelo formato indie, a proximidade de Londres (eterno centro mundial da música contemporânea) e o sonho americano. Ingredientes que resultam num dos mais fascinantes projectos dos últimos tempos.

Melodias intensas interpretadas ao som quase mágico de guitarras ligeiramente distorcidas e o melhor registo vocal da última década do rock alternativo (não é exagero)... são notas dominantes dos The Brothers Movement que, apesar da sua curta existência, já tiveram a honra de partilhar o palco com bandas como os Black Rebel Motorcycle Club ou os Jesus and Mary Chain .

Blind , o single de estreia, sai a 28 de Novembro. A audição prévia pode ser feita através do myspace e abre forte expectativa para o primeiro álbum.

www.myspace.com/thebrothersmovement

segunda-feira, novembro 24, 2008

The Jesus and Mary Chain: Novo álbum para breve?




Diferente! Esta é apenas uma entre inúmeras expressões que poderão definir os novos temas, ainda no formato demo, que William Reid (guitarrista dos JAMC) apresenta no site pessoal do myspace.

A década de inactividade da banda escocesa liderada pelos irmãos Jim e William Reid confirmou diversas evoluções. Desde logo a possibilidade dos fãs, ou simples curiosos, conferirem antecipadamente os novos temas da banda, algo que antes só seria possível com a definitiva publicação de um disco. A outra evolução está na sonoridade e na construção musical que os Jesus and Mary Chain aparentemente querem apresentar.

"Mood Rider ", "Yawn" (ou "Kennedy Song") e ainda " Kink" sugerem uma nova e aguardada viragem na sonoridade dos Mary Chain . Mais apelativas do que "All Things Must Pass" (o tema inserido na colectânea da série "Heroes " lançada no início do ano), as novas músicas confirmam que os irmãos Reid não caíram no erro de repetir a fórmula que lhes deu sucesso. A barreira sónica de Psychocandy já não terá tanta intensidade, a depressão de Darklands tem 20 anos e as ligeiras experiências com electrónica já datam de 89 ( Automatic ) e 92( Honey's Dead ).

Tudo indica que a sonoridade dos renovados Jesus and Mary Chain (que para além dos irmãos Reid contam com Mark Crozer , Phil King e Loz Colbert ) está timidamente mais complexa na construção musical, talvez mais divertida mas não menos arrogante e ligeiramente menos ruidosa ! Apesar da longa estadia de William por solo norte-americano, o toque brit mantém-se e o jogo de palavras expressas ao possante e eficaz som de guitarra continua a roçar a genialidade!

Os Jesus and Mary Chain estão de volta e ainda bem. O rock precisa deles!

Para ouvir na página de William Reid no myspace