segunda-feira, novembro 24, 2008

The Jesus and Mary Chain: Novo álbum para breve?




Diferente! Esta é apenas uma entre inúmeras expressões que poderão definir os novos temas, ainda no formato demo, que William Reid (guitarrista dos JAMC) apresenta no site pessoal do myspace.

A década de inactividade da banda escocesa liderada pelos irmãos Jim e William Reid confirmou diversas evoluções. Desde logo a possibilidade dos fãs, ou simples curiosos, conferirem antecipadamente os novos temas da banda, algo que antes só seria possível com a definitiva publicação de um disco. A outra evolução está na sonoridade e na construção musical que os Jesus and Mary Chain aparentemente querem apresentar.

"Mood Rider ", "Yawn" (ou "Kennedy Song") e ainda " Kink" sugerem uma nova e aguardada viragem na sonoridade dos Mary Chain . Mais apelativas do que "All Things Must Pass" (o tema inserido na colectânea da série "Heroes " lançada no início do ano), as novas músicas confirmam que os irmãos Reid não caíram no erro de repetir a fórmula que lhes deu sucesso. A barreira sónica de Psychocandy já não terá tanta intensidade, a depressão de Darklands tem 20 anos e as ligeiras experiências com electrónica já datam de 89 ( Automatic ) e 92( Honey's Dead ).

Tudo indica que a sonoridade dos renovados Jesus and Mary Chain (que para além dos irmãos Reid contam com Mark Crozer , Phil King e Loz Colbert ) está timidamente mais complexa na construção musical, talvez mais divertida mas não menos arrogante e ligeiramente menos ruidosa ! Apesar da longa estadia de William por solo norte-americano, o toque brit mantém-se e o jogo de palavras expressas ao possante e eficaz som de guitarra continua a roçar a genialidade!

Os Jesus and Mary Chain estão de volta e ainda bem. O rock precisa deles!

Para ouvir na página de William Reid no myspace