quarta-feira, junho 15, 2005

A falácia do primeiro parágrafo do preâmbulo da Constituição da República Portuguesa

"A 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas, coroando a longa resistência do povo português e interpretando os seus sentimentos profundos, derrubou o regime fascista."


É uma visão romântica e irrealista da revolução de Abril.
Corrigiria para:

"A 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas, constituído por um grupo de capitães aborrecidos por já não retirarem os benefícios a que estavam acostumados da guerra colonial, surpreenderam o povo português ao derrubar o regime fascista"

ou então,

"A 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas, ou seja, um grupo de capitães que não mamava com a guerra colonial, ao contrário dos oficiais de patente superior, derrubou o regime fascista e o povo aderiu porque achou piada"

Acrescento... ainda bem que assim foi. Mesmo que não tenha sido motivado pelo desejo único de construír uma sociedade justa, livre, plural ou interpretando os desejos de um povo. Povo que a 24 de Abril era marcelista e a 25 já era comunista.
Ainda bem...

Aceito sugestões por forma a enviar para a primeira comissão parlamentar(direitos, liberdades e garantias). É só para tornar o texto fundamental mais realista.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Fora, lá estás tu a bater na mesma tecla...

8:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Barbed Wire, se for consequente, arranja assinaturas e entrega a proposta de alteração ao presidente da A.R.

11:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E a próxima é onde, c&/)==. ??
JCS

3:57 da manhã  
Blogger Barbed Wire said...

dó dó dó dó dó dó dó dó dó dó dó dó dó dó dó dó dó dó dó dó dó dó

7:58 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home