quarta-feira, junho 01, 2005

Ayatolahs nórdicos!

Mais um.
A Suécia é o quinto país europeu a proibir o tabaco em locais públicos fechados como bares, restaurantes e cafés.
É estranho, e muito triste, o facto dos europeus assistirem impávida e serenamente à "Bushização" do velho continente.
Falam muito do respeito que é devido aos não-fumadores, mas esquecem-se de um direito fundamental... a liberdade. Eu tenho a liberdade de querer fumar e por isso também exigo respeito. Não me incomodaria a obrigatoriedade de dividir os espaços públicos fechados em secções para fumadores e não-fumadores.
O que vale é que existem alternativas caso o nosso país adopte medidas semelhantes às agora impostas na Suécia... sempre podemos argumentar que não estamos a fumar tabaco:



Depois queixem-se que o país não produz...

20 Comments:

Anonymous Anónimo said...

tá, por acaso tens toda a razão! não há nada mais fixe do que estar a jantar, no acto propriamente dito, a levar a garfada à boca, e estar a apanhar com a fumarada da besta que está ao lado a fumegar! é, por acaso é muito fixe! e é muito fixe estar num tasco, a respirar o ar nauseabundo e moribundo do fumo dos outros, chegar a casa e tirar a roupa pela ponta dos dedos, e po-la para lavar pq mete nojo de tanto cheirar àquela merda, é, por acaso é muito fixe!
ouçam lá, seus fumadores, se vcs não fumarem durante uma hora não morrem!! a sério!!!! isto é verdade! mesmo que eu um dia tenha pensado que era mentira, não, é verdade!!!
se vcs não fumarem durante um jogo de futebol não morrem! a sério!!!!! é verdade!!!
mais, se vcs não fumarem num café as pessoas que não fumam e mesmo as que fumam vão agradecer! a sério!!! é verdade!

liberdade??
sempre ouvir dizer que a liberdade de um gajo termina quando começa a de outro!
liberdade??
bah, a tua liberdade termina quando estás a mandar a merda do teu fumo cheio de nitratos e sei lá que mais para as trombas de alguém que não quer levar nem com o teu nem com o de ninguém!!

liberdade??

liberdade é eu poder estar num café sem estar a ser constantemente intoxicado! isso é que é liberdade!!!

12:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

discordo...então o que fazemos com os fumadores? Metemo-los todos no Campo Pequeno e acaba-se com a espécie?

Então proponho o mesmo para:

- Os automobilistas, poluidores e idiotas assassinos.
- Os pedintes que não fazem um caralho além de nos foder a cabeça e receber o RMínimo
- Os ciganos que não pagam um caralho de impostos e são os primeiros a ser tratados nos hospitais
- Os funcionários públicos, que além de coçar os colhões não tem actividade que se lhes conheça...

etc...etc...

Deixem-nos fumar e metam-se na vossa vida, pois eu não me intrometo na vossa!

Esta é a minha visão da liberdade, o resto parece-me Bushismo!

12:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este é um tema que já deu por demais que falar. Essencialmente, cada um tem o direito de fazer o que bem lhe apetece e não é com este tipo de proibições que as pessoas vão deixar de fumar. Encontrem outro tipo de alternativas e não façam dos fumadores pessoas socialmente inaceitáveis só porque têm um vício. Que é mau... Eu sei... Porque também fumo. Mas acreditem que, e quem já fumou sabe disto melhor do que ninguém, quanto mais se proíbe, mais vontade dá de fumar. Sejam tolerantes, por favor!!

3:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fumadores, com muita sinseridade se o fazem com orgulho, fumem até rebentar.
Fumei mais de dez anos, mas sempre entendi como um vicio e sempre com a consciência que era algo que me fazia mal e prejudicava os outros, apesar de me dar prazer sempre tive cuidado com as outras pessoas e se alguma vez não o tive foi por distração. Para mim já não é uma questão de liberdade mas de civismo.
Felizmente deixei essa porcaria e posso dizer com toda a convicção que tenho muito ORGULHO em não fumar e gostaria de não ser obrigada a isso principalmente em locais onde mais me incomoda. (Embora como quase sempre estou em minoria, mesmo em sitios onde há zonas para não fumadores vou para a zona de fumo para não estar só, o que me aborrece pois a comida não sabe da mesma maneira porque não se sente o cheiro real dela).
Passei já as 3 fases, a de não fumadora, fumadora e agora ex-fumadora, por isso estou ligeiramente em vantagem para opinar sobre este tema.;)
Pois se falamos de liberdade, neste momento qual é a dos não fumadores na esmagadora maioria dos cafés e restaurantes? Não vos pedimos que deixem de fumar, ao contrário de muitos dos fumadores que acham que nós temos obrigação de inalar o fumo, porque é muito transtorno e terrivel o facto de não fumarem uma ou duas horas ou então levantarem os traseirinhos e procurarem um local mais arejado. Porque tb já ouvi "quem não está bem que se mude!" e agora pergunto para onde? Nós é não temos alternativas a não ser as nossas casas ou a rua. Liberdade?...

4:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quando se começar a legislar sobre o puro e simples bom senso, então teremos o início do fim da democracia. Apesar de ser fumador, detesto inalar o fumo dos outros, como detesto que se cuspa para o chão, que se ignorem prioridades nos autocarros ou em repartições, como abomino a música dos delfins. Mas está longe de mim defender proibições sobre qualquer um destes actos. Os tubos de escape poluem o ambiente e prejudicam a todos - automobilistas ou peões - sendo descabido (para mim, que não guio)proibir automóveis ou segregar condutores.
Espero incluir-me, um dia, nos que deixaram de fumar, esperando também não ceder à tentação de pregar moral aos outros.

4:42 da tarde  
Blogger Barbed Wire said...

Pelos comentários, até ao momento, nota-se quão tolerantes são os não-fumadores...
Sou fumador e respeito os que não são. Evito fumar ou atirar fumo para quem se sinta incomodado e peço desculpa se tal acontece. Não sou daqueles que dizem "se não estás bem muda-te!" Já os "talibanzinhos"...
Que obriguem a dividir os espaços fechados. Se estou num sítio onde não é permitido fumar, obviamente não o faço, já os talibanzinhos, em locais onde o fumo é permitido vestem a capa do moralismo balofo...
Everything: podes achar que estás cheio de razão, mas na verdade, a minha liberdade termina quando pensas assim...

7:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

1. Candy, tens toda a razão, mas contradigo um ponto: já nasci fumador.
2. Os ciganos são os primeiros a ser tratados nos Hospitais? Ai os filhos da puta.
3. Os pedintes também se injectam e, às vezes, atá são eles a preparar o caldo.
4. A minha liberdade deixa de me dar prazer se, com ela, tratar mal alguém.
5. Quem deve proibir (ou não), E OUÇAM ESTA MERDA, o consumo em bares ou restaurantes são os proprietários. Eu posso proibi-lo (ou permiti-lo em minha casa).

7:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tzl, quando digo que não me incomodaria a divisão de espaços digo que também sou da opinião que a haver legislação sobre o assunto deveria ser dado o direito de opção aos proprietários dos ditos espaços. Ou deixam fumar ou não. Reafirmo: se estiver num local onde não é permitido fumar, não o faço... obviamente.

7:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

então, que queres, anónimo? eu estou aqui a lutar contra os fumadores, não mandei ninguém para o campo pequeno, se quiseres manda os teus que se calhar nem me incomodo muito! tu podes não te intrometer, mas se calhar o teu fumo intromete-se e incomoda bastantes pessoas. chega?

oh xunga, achas? eu acho é que se devia era criminalizar o fumo! dizer às crianças que é mau! dizer às crianças que é xunga, muito xunga fumar!

aristoteles, sem muita conversa, se não existem condições para os fumadores estarem num sítio sem incomodar os outro qual é a soluçao?? proibir!

oh barbed, pois termina! pq começas a mandar-me fumo para os cornos o que não é a minha noção de liberdade!

TZL, não, não nasceste fumador, transformaste-te num!

8:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Candy, estou contigo!!

;o)

8:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sim «Everything», eu concordo contigo, não me interpretes mal. Mas se o País não o consegue fazer em relação às drogas e aos métodos contraceptivos, o que te leva a pensar que o poderá fazer de forma totalmente eficaz com o tabaco? Proibindo? A verdade é que muitos consomem drogas e que há cada vez mais mães adolescentes e cada vez mais casos de Sida em Portugal... Sem querer misturar assuntos, há que ver as coisas como elas são.

12:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Amigo Barbed...

Como já sabias, estou contigo.
O que sofremos juntos, diariamente, por causa dos bushzinhos...

São os bushzinhos pós-30 hipocondríacos: quando sentem que já não são propriamente uns putos, quando já começam a acusar os efeitos de uma directa ou de uma noite de sono curto, quando têm um achaquezito banal, metem-se nos ginásios e piscinas, deixam de comer aquilo que lhes dava gosto, cortam no alcool (quem corta no alcool não é gente séria) e garantem assim mais 5 ou 10 anos de vida algaliados, num lar de idosos.

8:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Barbed e RPS, tadinhos!!
juntem-se e fumem as vossas cigarradas sem chatear ninguem!
ja agora, RPS, eu ainda nao cheguei aos 30...

9:16 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Everything: como não fumas, deves chegar.

3:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Antes no lar de idosos entre os 90 e os 100 anos, que na meia idade no IPO. E já agora sinto-me muito bem nos meus 30 sem fumar, já tenho idade para não precisar do cigarro para me afirmar ou integrar em grupos. É a idade que me dá essa segurança.Se não sou "cool", azar.
Outras razões já deixei no Brolgue Brolguista, e não me apetece falar mais sobre isto. Porque a intolerância e arrogância não são só da parte dos que não fumam.
Vamos dar todos as mãos e viver num mundo melhor (brincadeirinha):)

4:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

... sim, Candy, e cantamos o Imagine...
1bj.

6:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

:)

7:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

nem era preciso darmos as mãos para vivermos num mundo melhor, bastava querermos...

8:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh everything... estás muito romanesco..

12:06 da manhã  
Blogger Barbed Wire said...

Estou a fumar um cigarro e a escrever este comment só para chegar aos 20.

1:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home