quinta-feira, março 16, 2006

Bairrismo... talvez, mas qual ódio infundado?

Na sequência do meu último post, fui apelidado de bairrista e acusado de nutrir um ódio infundado por Lisboa. Se por um lado compreendo a expressão bairrista, a acusação de nutrir ódio por Lisboa, sinceramente, não deixa de me surpreender!
Embora não me sinta obrigado a fazê-lo, e apesar de considerar dispensável, julgo por bem deixar aqui alguns esclarecimentos:

Um indivíduo bairrista é aquele que defende entusiasticamente os interesses da sua terra natal sobrevalorizando-a às demais. Considerando que, relativamente a Lisboa, a cidade do Porto é, de facto, melhor, mais bonita, mais hospitaleira, mais genuína (e mais à frente passo a explicar o porquê da genuinidade do Porto em relação a Lisboa) e de ambiente mais caloroso, considero-me pois bairrista, uma vez que defendo verdades irrefutáveis. Aliás tenho todo o direito de o defender...

Quanto ao facto de nutrir ódio infundado por Lisboa... já há muito tempo que não me dirigiam uma acusação tão descabida. Em nenhuma linha do anterior post manfestei ódio por Lisboa. Limitei-me a constatar factos que devidamente classifiquei como incompreensíveis ao gene tripeiro. É o mesmo que um lisboeta considerar que o facto de eu proferir seis palavrões numa frase de sete palavras não ser a forma mais adequada de estabelecer comunicação. Compreendo... mesmo que considere tal opinião um tique abichanado.

Devo pois aqui sublinhar a diferença entre bairrista e provinciano.
Provinciano (ou parolo mesmo) é, na minha opinião, aquele que se deslumbra com terra alheia, que nega as suas raízes, seja ele de onde for... mesmo que natural do Porto. E é neste ponto que passo a explicar a genuinidade do Porto:
Não é a minha cidade que conta na maioria dos seus habitantes com pessoas provenientes de outras regiões. Não é a na minha cidade que as pessoas têm vergonha de revelar a sua proveniência, tudo fazendo por se afirmarem como naturais do local onde habitam. Não é o Porto que está infestado, há gerações, de parvos alentejanos, transmontanos, beirões e até durienses (sem desprezo pelas regiões citadas) que são os principais responsáveis pela velha e imbecil máxima - "Portugal é Lisboa e o resto é paisagem"! Quem me conhece sabe que é a essa gentalha que habitualmente apelido de alfacinhas. Ainda assim, devo sublinhar que a forma de ser e de estar dos lisboetas genuínos me provoca um certo "prurido cutâneo"( ao contrário de Lisboa, é raro encontrar no Porto alguém que conhece intimamente o actor x ou a actriz y ou que habitualmente janta e conhece os primos do apresentador de televisão z, mesmo que nunca os tenha visto pessoalmente).

Reafirmo que não sinto qualquer tipo de ódio por Lisboa. Não sou daqueles que defendem que o país deveria ser dividido. Se assim fosse o que seria de mim sem as reacções dos lisboetas à mínima provocação que lhes dirijo? Citando um habitual comentador de posts... é de estourar de gozo!! E aqui sublinho outra grande diferença entre um lisboeta e um portuense: a confiança em si mesmo...

À mínima provocação ou desdém sobre Lisboa, o lisboeta desespera, aponta o dedo ou tenta inverter a opinião manifestada sobre a sua cidade...

À mínima provocação ou desdém sobre o Porto, o portuense, mais confiante, responde com um simples:

- "Pensa o que quiseres... Quero mais é que tu te fodas!"

26 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Subscrevo inteiramente o teu post!! Está muito porreiro. Considero-me também uma pura bairrista, ainda que, confesso, com um «desdém» comedido em relação a Lisboa. É uma cidade que não gosto muito, mas que também não conheço tão bem como tu, daí que ainda não lhe consiga encontrar muitas qualidades. De qualquer foram, esta «guerra» Porto-Lisboa já deu o que tinha a dar...

4:20 da tarde  
Blogger The Boy with the thorn in his side said...

E mais nada...

4:36 da tarde  
Blogger PC said...

Caro Barbed Wire,
não desespero com as provocações, nem tento inverter o que pensas da capital. Sou de cá, nascido e criado. Gosto disto. Não acho que o teu post seja provocador, sequer. É uma opinião. E respeito-a. Só não concordo com a frase final. Ao contrário do que possas desejar a um lisboeta, não quero que te fodas. Quero é que tenhas passagens menos traumáticas por Lisboa no futuro.

4:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu não sou bairrista pq acho que o porto é cada vez mais a merda do buraco! e não me apetece defender o buraco!

se não fosse a futebolada tinhamos muito, muito pouco do que nos gabar!

nasci na sé, mas tanto o meu pai como a minha mãe não são do Porto. as migrações não aconteceram só com direcção a lisboa...
desculpa lá, mas a tua definição da genuidade do buraco está um bocado ao lado!
então e nas ilhas? o pessoal é ou não genuíno?

o que me chateia em lisboa é o terreiro do paço e o centralismo de que esse "terraço" é simbolo!

pessoas boas e más há em todo o lado... acho é que aquelas pessoas que eventualmente faziam a diferença no porto estão, talvez por culpa do centralismo cada vez mais acentuado desde meados de 90, muito mais parvas e estúpidas do que há uma década atrás!

oh, o que tu queres é despilfarro!

4:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nasci em Angola, já vivi em Lisboa, numa Lisboa menos... nem sei o que diga, mas fui devidamente 'centrifugado' para Oeiras ($$$$, topam)?
Tenho uma visão tendencialmente 'neutral' do assunto.
Não tem dúvida que os do Porto são bairristas - e fazem muito bem, pelo que ouço dizer.
Quanto ao lisboeta médio, ele é de facto um parolo...
Só que, que me perdoem os meus compatriotas do Porto, e com sentida mágoa o digo, 'o Mundo é dos parolos'...
Esta é, aliás, uma das provas de que Deus não existe...

Vitor Correia

5:42 da tarde  
Blogger rps said...

Lisboa é a terceira melhor cidade do país.

5:48 da tarde  
Blogger Barbed Wire said...

Caro PC,

Entendeste mal o sentido da última frase. Esta é a forma genuina dos portuenses falarem. Ao contrário do que possas pensar, não é ofensivo... é o mesmo que dizer "estou-me marimbando para o que tu pensas"! Sinceramente, acho que o Porto é melhor mas também respeito a tua opinião se achares que Lisboa é melhor! Eu não acho!
As minhas passagens por Lisboa nunca foram traumáticas, pelo contrário. Dou-me muito bem com muitos lisboetas, como bem sabes... Só não suporto algumas atitudes de pessoas que aí vivem, mas que nada têm que ver com o pessoal que conheço...

Caro Everything, que agora assinas com outro nome...

Falaste dos teus pais... que eu saiba, os teus pais por viverem nesta região não negam as suas raízes, bem pelo contrário!
Pareces-me um bocadinho deslumbrado com a terra alheia. O que é que se passa? Não era eu que tinha uma foto do Chiado a arder na porta do meu quarto nos tempos de faculdade...
Numa coisa concordo contigo. É natural que Lisboa tenha mais oferta, seja cultural seja de emprego, enfim... de tudo. Melhores acessibilidades, melhores transportes etc.
Isso é contudo o resultado do tal centralismo que ao fim de mais de 30 anos da dita democracia, continua bem presente e se calhar ainda mais acentuado. Não creio que os portuenses estejam mais parvos. Estão é mais desinteressados e menos reivindicativos... infelizmente!

Caro Vitor Correia,

Sim, concordo que o mundo esteja dominado pelos parolos, mas devemos lutar contra isso...

Caro Rps,

Sendo que o Porto é a primeira... qual é a segunda?

6:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

caro Barbed:

é verdade, tinha a foto não do chiado mas da CML a arder na porta do meu quarto! e escrevi por baixo: "o herói do joão é o nero!"

eu não estou nada deslumbrado com a terra alheia, estou é farto e enojado da merda do buraco!

eu sei que as empresas e os respectivos empresarios tiveram que fugir do porto para se implementarem em lisboa. ainda no outro dia tivemos o mirinho a anunciar que por ele tinha feito a conferencia de imprensa da OPA no porto mas teve que a fazer em lisboa. sei disso tudo!

o que sinto é que o povo, já que tanto insistes na genuinidade, que descende do povo que aguentou o cerco do porto pouco mais lhes resta que genes... e, como sabemos, de pouco valem os genes, a não ser para falar de "genuinidade".

foda-se lá para o buraco negro que é cidade do porto!!!

7:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O Porto tem muito pouco de buraco negro. É uma cidade cheia de particularidades e genuína e o que, talvez, lhe dá essa genuinidade é a forma como as pessoas que nela habitam e nela nasceram ou trabalham a defendem, pois são bairristas. Não há dúvidas que Lisboa também tem os seus encantos, um deles o facto de os ordenados serem superiores aos do Porto. Mas nem por isso trocava a minha cidade. Isso é ponto assente. Se calhar, quem lhe chama buraco negro ou um dos recantos dos parolos ainda não lhe soube encontrar tudo o que tem de bonito...

7:35 da tarde  
Blogger ATF said...

bom eu vou abrir um bar na zona históricado Porto e já achei o nome: buraco negro

quanto ao resto só quero dizer que um portuense diz 6 palavrões numa frase de uma palavra e não 7. isso é que é ser portuende e num há maior tripeiro do que eu em matéria de sotaque e palavrão. agora, se quiserem saber porque é que eu gosto de Lisboa isso já eu vos posso responder: porque lisboa é linda. e depois? também respeito quem diga que o porto é lindo. eu cá acho que o porto só é lindo visto da rua general torres ás cinco da tarde de outubro. o resto é merda. e depois fizeram um estádio num buraco. buraco? foda-se já tinham falado num buraco não tinham? corta....amanha estarei na Batalha a vender SPA's...isso é que é bom...salutti per aquaea......e gin

8:24 da tarde  
Blogger lp@wonderland said...

Eu gosto de Lisboa, como gosto de Londres, Praga, Estrasburgo, Espargos, Paris, Sevilha...eu não conheço as verdadeiras dificuldades da cidade. É uma cidade encantadora, cheia de luz, mas falta-lhe o calor humano. (Embora tenha conhecido pessoas muito interessantes).
Não haja confusões, uma coisa é a imponência arquitectónica, e outra são as pessoas, e são estas que nos dão a melhor ou pior impressão da cidade, e tem sido infelizmente em Lisboa que noto menos simpatia em relação a outras cidades onde estive e que até são maiores.
O Porto é como alguém da familia, já lhe conheço as manhas, os defeitos e as virtudes. É a que melhor conheço, é a minha cidade.

9:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A Torres Ferreira,

O Buraco Negro já existe... fica em Coimbra! Já agora compra lá uma casa em S. Domingos de Benfica nas proximidades do "cestinho de pão"!

Everything,

É por causa desse tipo de pensamento que o Porto tem cada vez mesno... Fodassss!!! Acordem caralho!!!!

9:53 da tarde  
Blogger Ana said...

Nem sou de Lisboa, sou moura lá dos confins do sul, vivo em Lisboa porque calha e só digo uma coisa:
o pessoal de Lisboa também sabe dizer carvalhadas e "tou-me a cagar para provocações" e outras coisinhas delicadas. Mas como na capital há, verdadeiramente, uma hipocrisia social que não há no Porto, dizem-nas "entredentes", murmurando, sem a frontalidade do pessoal do Porto. O Porto, carago, está uma cidade bonita, onde tenho bons amigos. Invejo muito o Parque da Cidade.

10:28 da tarde  
Blogger PC said...

Caro Barbed Wire,
eu nem disse que Lisboa é melhor que o Porto ou vice-versa. Disse só que gosto dela. E só não digo o mesmo da "inbicta" porque não a conheço minimamente bem.
O problema, desde sempre, é que as pessoas deste país habituaram-se a comparar o que têm. Está-nos no sangue. "A minha é melhor/maior que a tua"... é das frases mais ouvidas. E às vezes até parece que se não houver estas rivalidades, nem há outros motivos de conversa mais construtivos, mas enfim... cagando e andando.
Quanto à expressão que usas na última frase, na boa... só a tomei à letra numa de provocação. E tu sabes que isto dos blogs só funciona com provocações!
Agora, continuo é a achar que a grande maioria dos portuenses não digere bem o facto de viver naquilo a que se convencionou chamar "a segunda cidade". E como dizia o Ayrton Senna "o segundo é o primeiro dos últimos". Há, de facto (não digo que seja o teu caso), um complexo de inferioridade em relação a Lisboa que não se justifica. Isto é a capital, o que é que se há-de fazer? Quando, de facto, a capital até devia ser Guimarães. Foi lá que nasceu a nação...
Por isso é que acho uma tontice toda esta discussão. Mas, se é só para animar a blogosfera... fixe.

11:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que me interpretaste mal.
De forma alguma achei o teu post anterior provocatório.
Enganas-te se pensas que me trato de uma alfacinha ferranha - não o sou, de todo.

Tirando eu, que nasci, cresci e vivo em Cascais, toda a minha restante familia vive no Porto.
As origens são dispares (apenas referindo as mais recentes): Alentejo (?), Sagres, Porto, Penafiel e Coimbra.

Como tu, até ha cerca de 8 anos atrás, a opinião que detinha sobre Lisboa não era das melhores.
...e o que te posso dizer é que Lisboa é uma cidade para se ir descobrindo...insunuosa e caprichosa.

Ha muito mais para além da baixa pombalina e do boémio bairro alto...muitos bairros carismáticos e, concerteza, muito bairrismo.

Talvez explicando o "ódio infundado" (não estava a atacar!): para lhe conotares a beleza merecida há que estar receptivo.
Dá-lhe apenas a oportunidade e verás que não te desapontará.

11:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

errata: insinuante e não insunuosa ( que será???)

11:53 da tarde  
Blogger ATF said...

Um dia sonhei que era um gigante e fui buscar pão ao cestinho do pão depois de ter ido lavar os tomates ao bidé de campanhã...eu sei bem que o que te doi não é a arquitectura da cidade de Lisboa nem as pessoas, nem o caralho: é o GLORIOSO!!!!!!

8:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Grande post!!!

9:10 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu quero mais é que tu te fodas!

12:53 da tarde  
Blogger patologista said...

Na realidade o caralho dos lisboetas confundem os nossos palavrões com insultos. Ficam chocados quando alguém lhes chama "parvo!". Nós achamos abichanado, tal como tu dizes.
No entanto, sendo eu bairrista (nasci no Porto e aqui vivo), acredito que Lisboa tb tem as suas particularidades e tipicidades (estão é muito escondidas).
O problema maior é o centralismo exagerado que prejudica todo o país incluindo Lisboa.
Mas lá que o Porto é bonito comó caralho, lá isso é. Não me fodam!

3:19 da tarde  
Blogger Ana said...

Agora é que estou chateada. Com o Patologista: a história do centralismo exagerado de Lisboa é uma coisa tramada. Se formos contar pelos dedos, tudo o que faz centralismo a partir de Lisboa, em numerosíssimos governos, de há décadas, temos aí 60/70 % de gajos do Porto e arredores. Alentejanos e algarvios nunca ocupam esses cargos importantes, porque são pobres e pouco letrados. Dantes, para estudar na universidade, era só em Lisboa, Coimbra e Porto, verdade ? Tá-se a ver porque quase não há políticos do sul.
Termino desejando, a NORTE e a SUL, bom fim de semana.

4:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu kero mais e ke tu te fodas!

5:30 da tarde  
Blogger rps said...

Que debate mais estéril...

7:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tb não queremos estéreis na discussão

3:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu sou mais adepto do [suponho] bracarense "quero é que tu ta bás fuder!".

2:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

... uma cidade avalia-se apenas pela destreza e qualidade, quando não mesmo competência técnica, dos fellatios que as suas nativas conseguem fazer!
Esse é o único elemento de aferição e Lisboa está no top 20 mundial!
Viva o fellatio como elemento integrador!
Vivam as lisboetas fellatioadoras de maxilares incansáveis e de prodigioso poder de sucção!

6:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home