domingo, dezembro 21, 2008

33

E porque todos dizem que já tenho a "idade de Cristo" (?), aqui fica uma homenagem:

quinta-feira, dezembro 18, 2008

The Morning After Girls

Ao contrário do que o nome pode fazer crer, The Morning After Girls não é uma girls band e muito menos se trata de uma banda partidária de ideias estritamente comerciais.
Os The Morning After Girls são um excelente exemplo de um movimento surgido do outro lado do mundo e que parece crescer e ganhar merecido destaque a cada dia.
Naturais de Melbourne - Austrália - TMAG terá sido o primeiro projecto a ultrapassar fronteiras para demonstrar as novas sonoridades produzidas naquela região do globo terrestre.
O culto pela arrogância, o gosto pela distorção e a vontade de subverter o mundo pop, comparável ao bom estilo britânico, são ideias-chave desta banda que, acima de tudo, produz excelentes canções.
Tive a feliz oportunidade de ver um concerto dos Morning After Girls num pequeno bar em Londres e desde logo antecipei um futuro brilhante que mais tarde ou mais cedo se concretizará...

No myspace só está disponível um tema para audição, contudo, aqui ficam vídeos de temas que fazem parte do primeiro ep da banda:



sábado, dezembro 13, 2008

"Toleima"

Surgiu-me esta questão:

Agora não há tanta "toleima" deste género pois não?

Virgin Prunes


Birthday Party


Alien Sex Fiend

segunda-feira, dezembro 08, 2008

Hot Zex - Tão "brits" em Moscovo



A busca por uma nova sonoridade não será o seu objectivo central, até porque os moscovitas Hot Zex vão beber toda a sua essência à onda brit da década de 90.

Hot Zex é sobretudo uma banda de excelentes canções envolvidas em ritmos que, por vezes, convidam a um salto para as pistas de dança. "Alien Eye" do novo álbum "Standby" ou "She Could Make Things Perfect" de "7 Lovesongs" serão temas em destaque.

O trabalho dos Hot Zex pode ser adquirido através da editora Northern Star Records com audição prévia no myspace.

sábado, dezembro 06, 2008

Bom fim de semana!

quinta-feira, dezembro 04, 2008

The Power of Negative Thinking




2008 não foi um ano particularmente excitante no mercado discográfico. É reduzido o número de álbuns dignos de registo e, entre esse grupo limitado, nenhum será relembrado como tendo sido decisivo para a história da música.

Há contudo um dado de relevo à margem de todo este quadro: mais uma compilação dos agora regressados Jesus and Mary Chain. Não é o tão aguardado e anunciado novo álbum de originais mas também não será apenas mais uma colectânea de lados b e raridades da obra dos irmãos Reid.

The Power of Negative Thinking reúne quatro cd's que agrupam cronologicamente todo o material extra álbuns de originais confirmando, uma vez mais, a "bipolaridade" do som dos Jesus and Mary Chain caracterizado por melodias intensas e puras ou cobertas pelo manto sónico e único criado pelos irmãos de East Killbride.

Olho para The Power of Negative Thinking de uma forma tripartida: as canções publicadas em anteriores compilações (Barbed Wire Kisses, The Sound of Speed e Hate Rock' n' Roll), os temas que apenas haviam sido editados como lado b de singles e o material inédito e que eu desconhecia.

Do primeiro grupo pouco ou nada haverá para dizer, para além de confirmar os temas clássicos ao alcance de todos há muitos anos.

Vejo o segundo grupo quase como uma traição. Era um "segredo bem guardado", o patamar quase inatingível do universo Mary Chain, só ao alcance de fãs mais obsessivos. Refiro temas como Silverblade (do EP Rollercoaster e que faz com You Trip Me Up o mais agressivo e belo par de músicas de amor da história), Vegetable Man (a clássica e inflamada versão da música de Syd Barret que faz o lado b de Upside Down ), Ambition e Suck (paranoia Mary Chain até agora só disponível no single Never Understand), a versão original de Just Out of Reach e Boyfiend's Dead (do single You Trip Me Up) a versão demo de Just Like Honey, entre outros...

Do terceiro grupo regozijo-me por finalmente juntar à minha colecção a versão Summer Mix da cover de Surfin' USA, verdadeiramente mais surf e menos inflamada. Entre os inéditos, as demos de Never Understand, The Living End, My Little Underground e Dirty Water descortinam novos pormenores sobre o processo criativo de Jim e William Reid. Fascinante será ouvir o suave tema Up Too High, uma demo de 1983 que abre o álbum e que os JAMC recuperaram recentemente num concerto em Londres, o tumultuoso Walk and Crawl do início da carreira e que ainda hoje pode ferir ouvidos mais desprevenidos e ainda o delicioso Till I Found You dos anos 90 e que confirma os pensamentos mais pop dos irmãos Reid.

The Power of Negative Thinking é um documento de enorme relevo para compreender não só a carreira dos Jesus and Mary Chain mas também muito do rock que por estes dias se executa.

A tudo isto acresce uma excelente apresentação gráfica que torna este álbum ainda mais apetecível.

Muito da obra dos Jesus and Mary Chain fica, contudo, por publicar e vai permanecer no desconhecido para a maioria do público... menos por estas bandas... ou não estivesse eu no terceiro lugar do top de fãs da banda... logo atrás dos irmãos Reid...

terça-feira, dezembro 02, 2008

Schonwald - Turn your ears into "pasta"




Toda a intensidade dos Sonic Youth, toda a sensualidade de PJ Harvey, toda a fúria dos The Kills com sabor italiano.

Schonwald é um "casal sónico" que não nos transporta para um imaginário mediterrânico mas para uma paisagem suburbana, ruidosa, industrial e decadente. E é na decadência suburbana que sistematicamente se perde a inocência mesmo apesar da adolescência distante.

Em breve estará disponível o álbum de estreia "Amplified Nature".

Apreciem a sensual voz de Ale e a corrosiva guitarra de Luca no myspace