quinta-feira, junho 30, 2005

Coerência

Nunca me debrucei sobre a figura e o percurso político de Emídio Guerreiro.
Sempre o vi como um velho e antigo político, antigo dirigente do PPD, cujas pontuais, raríssimas, intervenções públicas sobre o "estado das coisas" sempre me pareceram acertadas.
Sabia que Emídio Guerreiro tinha sido um activista anti-fascista que (e a palavra é mesmo essa)lutou, com armas, contra os regimes de Salazar, de Franco e de Hitler. Pelo que leio hoje na imprensa, Guerreiro foi, de facto, um verdadeiro democrata, lutador pela liberdade que "angariou" tanques para enfrentar o Estado Novo, signatário de um panfleto que apelava aos portuenses para que recebessem o presidente Carmona "às mãos cheias de merda".
A coerência, a luta pela liberdade e democracia conferiram a Álvaro Cunhal o estatuto de quase "heroi nacional". Facto que levou o governo português a decretar luto nacional no dia do funeral do antigo secretário-geral do PCP, mesmo quando muitos não reconhecem Cunhal como um democrata, lutador pela liberdade.
Então e o Emídio Guerreiro?

segunda-feira, junho 27, 2005

Estou a ressacar!

sexta-feira, junho 24, 2005

Rock us again William!

Já faz falta o génio da guitarra!



ROCK US AGAIN WILLIAM!

quinta-feira, junho 23, 2005

"Ela anda à procura de pila famosa"

O conceito não deixa de ser interessante. Dissociar o orgão genital do resto do corpo?
O tema surgiu, naturalmente, à mesa do café...
Ouvia eu atentamente as palavras de um amigo que, com indisfarçável irritação, anunciava toda uma estratégia para deixar de fumar. Dizia ele que só podia fumar cinco cigarros por dia, que estava a tomar comprimidos que controlavam o apetite e a natural ansiedade por falta de nicotina. Por entre expressões de irritação, um chocolate, um pedido de tosta-mista e o sexto cigarro, o meu amigo garantia-me que a estratégia para abandonar o vício do tabaco estava a resultar quando, repentinamente, capto uma voz feminina com a expressão..."ela anda à procura de pila famosa"...
Os olhares concentraram-se na autora da frase. Sem entendermos o propósito de tão forte expressão, começamos de imediato a dissertar sobre o assunto.
Então elas andam à procura de pila famosa? O que é afinal uma pila famosa? Poderá o orgão genital ser famoso sem que o "portador" não o seja?
Vejamos o exemplo das estrelas "hollywoodescas": Tom Cruise, por exemplo, é famoso. Será o seu orgão genital famoso por inerência? Não sei... teríamos que perguntar a Nicole Kidman que, como é sabido, preferiu aventurar-se noutros poleiros.
Alexandre Frota, por outro lado, é o perfeito exemplo de fracassado actor de telenovelas e que nos últimos tempos tem angariado fama à custa do desempenho do seu orgão genital em filmes pornográficos (à custa de substâncias químicas, como o próprio já admitiu).
Concluo assim que, provavelmente, a fama de um homem não torna o seu pénis famoso, mas um pénis famoso dá fama ao homem!
Assim sendo, o que buscam "elas", quando procuram uma pila famosa?



Bom dia!

segunda-feira, junho 20, 2005

Blog killed the email star!

A blogosfera contribuiu para o desaparecimento do Email.
Desapareceu, fugiu, morreu?
O que é feito do Email?

PROCURA-SE!






domingo, junho 19, 2005

Porque hoje é domingo...

... e os atrasados mentais anda à solta, só me apetece ouvir




An imitation from New York,
You're made in Japan from cheese and chalk
You're hippy tarts herocos you put on a bad show, oh don't it show
Still oh out on those pills
Oh do you remember
You think it's swell playing Max's Kansas
You're looking bored and you're acting flash
With nothing in your gut,
You better keep yer mouth shut, you better keep yer mouth shutin a rut
Still oh out on those pills,
Oh do the sambo
Four years on you still look the same
I think about time you changed your brain you're just a pile of shit
You're coming to this, ya poor little faggot
You're sealed with a kiss
Kiss me

Kiss this

quinta-feira, junho 16, 2005

Sinais preocupantes...

Na mesma página do Público de hoje:

-"Possível manifestação skin no mesmo local solicitado para festa anti-racista
Desde Março que a Rede Anti-Racista pede para fazer festa na praça. Parece agora que é aí que vai arrancar "manif" da Frente Nacional."

-"Monteiro quer penas mais pesadas para imigrantes
O presidente do Partido da Nova Democracia (PND), Manuel Monteiro, defendeu alterações à lei de estrangeiros para garantir penas mais pesadas para os que cometam crimes e penas agravadas e expulsão para os reincidentes."

Eles andam aí...

quarta-feira, junho 15, 2005

A falácia do primeiro parágrafo do preâmbulo da Constituição da República Portuguesa

"A 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas, coroando a longa resistência do povo português e interpretando os seus sentimentos profundos, derrubou o regime fascista."


É uma visão romântica e irrealista da revolução de Abril.
Corrigiria para:

"A 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas, constituído por um grupo de capitães aborrecidos por já não retirarem os benefícios a que estavam acostumados da guerra colonial, surpreenderam o povo português ao derrubar o regime fascista"

ou então,

"A 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas, ou seja, um grupo de capitães que não mamava com a guerra colonial, ao contrário dos oficiais de patente superior, derrubou o regime fascista e o povo aderiu porque achou piada"

Acrescento... ainda bem que assim foi. Mesmo que não tenha sido motivado pelo desejo único de construír uma sociedade justa, livre, plural ou interpretando os desejos de um povo. Povo que a 24 de Abril era marcelista e a 25 já era comunista.
Ainda bem...

Aceito sugestões por forma a enviar para a primeira comissão parlamentar(direitos, liberdades e garantias). É só para tornar o texto fundamental mais realista.

terça-feira, junho 14, 2005

Só com a Marinha não se faz uma revolução!

Zita Seabra que em 1987 vociferava "Cavaco é um perigoso fascista" e que em 1991, já com o seu novo figurino Isabel Queiroz do Vale, redefiniu o discurso para "nós no governo", foi elucidativa sobre o papel de Álvaro Cunhal nos acontecimentos de 25 de Novembro de 75.
No programa Prós e Contras da RTP, moderado pela execrável Fátima ex-Matos Lima, e que na última noite foi dedicado ao líder histórico do PCP, o tema suscitou alguma (pouca) polémica. Domingos Lopes, membro do comité central do partido comunista e um dos convidados do programa sublinhou, mais uma vez, uma das teses que durante longos anos muitos partidários das teses "cunhalistas" defenderam: "em 75 Portugal não entrou em guerra civil porque Álvaro Cunhal teve o bom senso de não avançar". Bom senso...
Confrontada com esta questão, a agora deputada social-democrata, foi peremptória: "Naquele período Cunhal contou armas... quando se apercebeu que só a Marinha estava do seu lado logicamente não avançou. Só com a Marinha não se faz uma revolução!". Este foi o bom senso de Cunhal... não tinha apoios suficientes nas forças armadas.
Quem teve bom senso afinal? Os paraquedistas que "viraram" na última hora? Os dólares que "caíram" no largo do Rato?
Não sei. Tudo o que se lê e ouve sobre o 25 de Novembro é inconclusivo...

Bom dia!

segunda-feira, junho 13, 2005

Álvaro Cunhal

Morreu um homem de ideais. Coisa rara por estes dias...

Regresso!

Estou de regresso depois de uma "rápida" passagem por Carcavelos.
Estive lá por breves instantes com uns "amigos", mas ainda deu para tirar uma fotos que ilustram o nosso alegre convívio..







Bom dia!

sexta-feira, junho 10, 2005

Depois do Outro!

Retomando a temática das expressões esquizofrénicas da língua portuguesa, brilhantemente iniciada pelo amigo Interrupto com o "Outro", proponho uma reflexão sobre uma das mais carismáticas expressões utilizadas sobretudo acima do Mondego: "O caralho mais velho!"
Como dizia o outro, também ninguém está em condições de garantir quem foi o seu primero dizente. Terá sido Adão, o primeiro homem, acreditam certamente os crentes que não vêem na Bíblia qualquer texto hiperbólico, aceitando as escrituras como verdade suprema. Como não acredito na existência de Adão mantenho que ninguém sabe quem foi o primeiro dizente da expressão "o caralho mais velho".
Ao contrário do "Outro" esta não é, de facto,uma das mais transversais expressões da nossa língua. Não direi que se limita a um registo brejeiro, mas não chegará ao mais erudito. Esta é uma expressão que, verdade seja dita, identifica a proveniência de quem dela usa e abusa. A norte do Mondego, tudo é mais genuino e as pérolas da língua portuguesa saem naturalmente em inúmeras situações das quais enuncio algumas:

a)Indivíduo aborrecido: Põe-te no caralho mais velho!

b)Na bancada do estádio: Se ele tirasse o caralho mais velho em vez do Benny!

c)Conversa de mães: O meu caralho mais velho é terrível!

d)No trabalho: Estou aqui, estou a mandar tudo pró caralho mais velho!

e)Olha como dizia o outro... vai pró caralho mais velho!

Por razões óbvias este post não pode ser ilustrado!

quinta-feira, junho 09, 2005

What's up doc?

Não sei!



Estou sem imaginação!

quarta-feira, junho 08, 2005

Still In Love Song... Que grande som!

"Sacar" a música aqui

We were lovers
We were kissers
We were holders of hands
We were make believers
Just loosing time
And you said you'd rather live in tv land
Than say that you care but you don't
That's heartless and i will not cry

But i'm still in love
And i'm still in love
And i'm still in love
And i'm still in love

Your dreams of acting onscreen
What do they mean
You'll be dancing sexless in your bedroom
And you find yourself out of a job
And before too long you'll be selling lemonade to the overpaid

And i'm still in love
And i'm still in love
And i'm still in love
And i'm still in love

I remember it was summer
I was out of my head
But you weren't your self assured
Waste of space

But i'm still in love
And i'm still in love
And i'm still in love
And i'm still in love
I'm still in love
And i'm still in love
And i'm still in love



The Stills

terça-feira, junho 07, 2005

A solução para o défice!

De acordo com uma investigação do Correio da Manhã, hoje publicada no jornal, existem em Portugal perto de 900 casas de alterne. O negócio envolve, imaginem, mais de 30 mil prostitutas portuguesas e estrangeiras, movimentando (upa, upa) 2,5 mil milhões de euros. Estes números são confirmados por elementos da Polícia Judiciária (eles sabem do que falam) e que podem ser ainda contabilizados de outra forma:
Se o Estado recolhesse impostos desta actividade, receberia descontos no valor de 650 milhões de euros.
Legalize-se pois a actividade, com critério e controlo de qualidade.
Estaria assim resolvido o problema do défice e, permitam-me aqui uma referência pessoal, estaria resolvido o problema do caro Everything. 120 euros, sem droga e sem música é certo, mas com direito a sexo. E ainda contribuía para as receitas do Estado!
Aguardo insultos, provocações e indignações!
Bom dia!

segunda-feira, junho 06, 2005

Telex da Reuters de Amesterdão... pois claro!

THIS IS A TEST FROM AMSTERDAM - PLEASE IGNORE




Nós ignoramos...!

sexta-feira, junho 03, 2005

Será porque cura insónias?

Manoel de Oliveira vai ser agraciado em Paris com o grau de comendador da Ordem da Legião de Honra, condecoração que será entregue pelo presidente francês, Jacques Chirac. A Legião de Honra (Legion d'Honneur), criada em 1802, é a mais alta distinção francesa.
Sinceramente, e perdoem-me os cinéfilos apreciadores do desusado realizador, não entendo tamanha admiração pelo homem.
Já tive a infeliz oportunidade de visionar algumas películas do realizador portuense e, excepção feita a Aniki Bobó, todos me pareceram um excelente sedativo.
Serão os apreciadores de Manoel de Oliveira vítimas de constantes insónias? Será que Chirac não consegue dormir depois dos resultados do referendo ao tratado constitucional europeu?
Se assim for, bem haja Manoel de Oliveira...
Caros sofredores de insónias,
Este é o vosso salvador!



Vou dormir!

Para Gregos e Troianos. Assim não dá!

Mais uma vez mostro a minha indignação com as promotoras dos festivais de verão.
Depois de me ter penitenciado por não ter visto o concerto dos New Order no Super Bock - Super Rock, surge agora esta novidade: The Kills confirmados no cartaz do Festival do Sudoeste 2005. Concerto a 7 de Agosto!
Já decidi, e custe o que custar, que vou a Paredes de Coura... Quero ver Pixies, Arcade Fire, Nick Cave and The Bad Seeds, etc. etc.
Estes pseudo-promotores de concertos e festivais, que para mim não passam de organizadores de campos de férias, "é outros... é uma raça que era pra ir tudo à vida"! Querem organizar festinhas para gregos e troianos e o resultado é, como já referi anteriormente, ajuntamentos de canalha dread!
Custava muito organizar dois concertos dos Kills para fãs, e só para fãs?
Pronto... fiquei fodido!

quinta-feira, junho 02, 2005

The Raveonettes

Misturem os sons das bandas Motown dos anos sessenta, um pouco de surf music e Jesus and Mary Chain...
O resultado é Raveonettes. Já é possível ouvir excertos dos temas do novo álbum no site da banda.
Estão mais sixties mas continuam bons.



Bom dia... on the road!

quarta-feira, junho 01, 2005

Ayatolahs nórdicos!

Mais um.
A Suécia é o quinto país europeu a proibir o tabaco em locais públicos fechados como bares, restaurantes e cafés.
É estranho, e muito triste, o facto dos europeus assistirem impávida e serenamente à "Bushização" do velho continente.
Falam muito do respeito que é devido aos não-fumadores, mas esquecem-se de um direito fundamental... a liberdade. Eu tenho a liberdade de querer fumar e por isso também exigo respeito. Não me incomodaria a obrigatoriedade de dividir os espaços públicos fechados em secções para fumadores e não-fumadores.
O que vale é que existem alternativas caso o nosso país adopte medidas semelhantes às agora impostas na Suécia... sempre podemos argumentar que não estamos a fumar tabaco:



Depois queixem-se que o país não produz...